A Feira da Roça de Quatis agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei de autoria do deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que dá o título ao principal evento do município, realizado há 38 anos, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro na última semana.
O tradicional evento ocupa uma área de mais de 14 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 30 mil pessoas. A feira, que se tornou símbolo da cidade, acontece em dois domingos no mês. São montadas barracas com comidas e produtos típicos da região, há apresentação de brincadeiras e danças folclóricas, shows de artistas locais e um grande baile de forró, que começa depois do almoço e vai até a noite.
A Feira da Roça, organizada pela Associação da Feira da Roça de Quatis, recebe visitantes de cidades vizinhas e os produtores locais aproveitam para expor e vender produtos como cachaça, linguiças, mel, verduras, frutas e legumes.
“O reconhecimento de bens imateriais é uma das maneiras de manter vivas as memórias e histórias de uma localidade”, explicou o deputado Jari.
Ele lembrou que a feira é um ponto de comércio para os produtores rurais da região, além de palco de manifestações culturais. “A Feira da Roça de Quatis merece ser reconhecida como ‘patrimônio do estado’, já que é uma tradição que tem passado de geração a geração e gera um sentimento de identidade na população”, afirmou Jari.
Deputado na Sua Cidade retorna a Resende
Na manhã desta segunda-feira, dia 22, o deputado Jari retornou a Resende com mais uma edição do “Deputado na Sua Cidade”. Ele esteve num dos principais centros comercias do município, Campos Elíseos, para ouvir a população. Na próxima semana, a tenda do projeto será montada na Rua Baltazar de Souza, próximo ao número 290, no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda. O “Deputado na Sua Cidade” acontece semanalmente, às segundas-feiras, das 8h ao meio-dia.
Compartilhe essa notícia: